Fórum “A Cidade Também é Nossa” e o Movimento Vozes do Salvador se reúnem com o governador Jaques Wagner

No dia 18 de fevereiro de 2010, o Exmo. Governador da Bahia, Jacques Wagner, recebeu em audiência o Fórum “A Cidade Também é Nossa” e o “Movimento Vozes de Salvador”, que reúnem algumas das mais expressivas associações profissionais, de defesa do meio ambiente e da moradia. Depois de manifestar-lhe suas preocupações com relação à Região Metropolitana de Salvador – RMS e, em particular, com a Cidade de Salvador, sede do Governo Estadual, os membros dos referidos movimentos se dispuseram a colaborar no encaminhamento de algumas das questões relativas à problemática em discussão. Neste sentido, propuseram

1- A criação de uma entidade objetivando o planejamento continuado da RMS, integrada pelos Governos Estadual e Municipais da RMS e a Sociedade Civil. O fortalecimento institucional e técnico do Poder Público Estadual, com a criação de uma escola de governo para formar e aperfeiçoar quadros da Administração Pública; ao par disso, restauração e reaparelhamento de órgãos técnicos como a CONDER e o DERBA, de modo a voltarem a ter sua especificidade original.
2- Criação de um fórum para discussão ampla com todos os setores da Sociedade, em especial associações profissionais e universidades, de mega-projetos em andamento ou anunciados, que provocarão grandes impactos ambientais e sociais, como o Metrô, ampliação do Porto de Salvador, Via Expressa, preparação de Salvador para a Copa de 2014, Pólo Naval, Ponte Salvador/Itaparica, etc.
3- Realização de um seminário com a participação de gestores públicos, técnicos, estudiosos e representantes da sociedade civil organizada para a discussão dos problemas de Salvador, da RMS e de seu entorno, com vistas a deflagrar a elaboração de um Plano Diretor Metropolitano de caráter sistêmico e com visão de longo prazo.

Participam do Fórum “A Cidade Também é Nossa” perto de trinta entidades; por seu lado, o Movimento Vozes de Salvador agrega mais de uma dezena. Compareceram à referida audiência representantes do IAB, do CREA; do Grupo Germen, do Gambá da FABS, do UMP, do MST, da APUB, da Ong REDE e do Grupo Hermes, entre outros.

Ao termo da reunião, o Governador declarou que acatava proposta do Seminário, cuja realização há de ser o ponto de partida para o estudo e a possível implementação das demais propostas da Sociedade Civil Organizada com vistas ao enfrentamento dos problemas de Salvador, RMS e entorno. Disse também que incumbiria os Secretários do Planejamento e do Desenvolvimento Urbano de tratar do assunto e encarregou o Chefe da Casa Civil de deflagrar e acompanhar o processo.

Ordep Serra
Movimento Vozes de Salvador
Fonte: http://www.creaba.org.br/Noticia/144/Forum-%E2%80%9CA-Cidade-Tambem-e-Nossa%E2%80%9D-e-o-Movimento-Vozes-do-Salvador-se-reunem-com-o-governador-Jaques-Wagner.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s