Fórum A Cidade é Também Nossa reinicia atividades com nova coordenação

forum

 O Fórum A Cidade Também é Nossa, formado por 32 organizações baianas, reiniciou os trabalhos na tarde desta quinta-feira (09), com nova diretoria. A coordenação foi assumida pelo Movimento Vozes de Salvador; a Secretaria Executiva é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomiae a a coordenação adjunta ficou com o Germem – Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental e com a Federação das Associações de Bairro de Salvador.

Em cinco anos de atuação, o fórum tem buscado a participação da sociedade civil nos debates que envolvem a gestão da cidade. O grande desafio de 2014, segundo Ordep Serra, é estimular as discussões sobre os temas de interesse coletivo como o ordenamento urbano. Em 2013, o Fórum teve atuação marcante nos debates em torno da Lei de Ordenamento e Uso do Solo (Louos) e do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), interferindo diretamente na suspensão do PDDU, através de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) encaminhada pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça da Bahia. “É papel do Fórum exigir a participação dos cidadãos e evitar leis feitas às escuras, sem que se leve em conta as necessidades coletivas. Isso fere a própria Constituição brasileira”, salientou o sociólogo.

Em 2014, ano de Copa do Mundo e de grandes obras de infra-estrutura, o Fórum terá como uma das suas principais metas a implementação do Conselho das Cidades, além de continuar subsidiando o município com informações técnicas. “O Fórum tem em sua formação as principais entidades e conselhos representativos da sociedade e faz o papel de fiscalizador da atuação dos gestores municipais”, informa Ordep Serra.

Segundo ele, a entidade vai acompanhar de perto a discussão em torno do novo PDDU e das obras direcionadas à mobilidade urbana. “Nossa preocupação é fazer com que a cidadania seja respeitada e procurar o diálogo com o poder público”. Entre os debates de projetos que interferem diretamente no na mobilidade urbana estão a Ponte Salvador-Itaparica e Metrô de Salvador. “Queremos o Fórum mais forte, mas também mais flexível, ratificando o trabalho conjunto e buscando meios para manter a autonomia das entidades participantes”.

Serra lembra que em virtude da Copa do Mundo, o colegiado pretende evitar que interesses particulares se sobreponham ao interesse público. “Vamos trabalhar também com outros temas, como a questão do saneamento, a destinação dos resíduos sólidos e o papel do Cepram – Conselho Estadual de Meio Ambiente no acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental, já que esse órgão vem perdendo sua representatividade”.

Participaram da primeira reunião de coordenação – Giesi Nascimento (Crea), Hendrik Aquino (Germem), Genivaldo Barbosa (Crea), Sissi Vigano e Cláudio Mascarenhas (Germem).

Por Chico Araújo
Fonte: http://www.creaba.org.br/noticia/2070/Forum-a-Cidade-e-Tambem-Nossa-reinicia-atividades-com-nova-coordenacao.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s