Novas entidades aderem ao Fórum A Cidade Também é Nossa

DSC_0011

Após sete anos de atividade em favor da inclusão da sociedade civil nos debates que envolvem a gestão da cidade, o Fórum A Cidade Também é Nossa, que reúne 35 entidades, entre elas o Crea-BA, vem recebendo a adesão de outras instituições. Na reunião da última quinta-feira (06) o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) confirmou participação no colegiado. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba), Conselho Regional de Economia (Corecon) e Associação dos Professores Universitários da Ufba (Apub), aderiram recentemente ao Fórum.

Na ocasião, o presidente do Cremeb José Abelardo apresentou a realidade da assistência à saúde na Bahia e no Brasil e falou sobre a importância de o Conselho discutir os problemas de Salvador e da classe médica. “O SUS está previsto desde a Constituição de 88 e até hoje ainda está em construção. Não existe uma estrutura mínima para trabalho, faltam recursos para investimento no setor e a má administração é uma constante evidente. Além do mais, Salvador não possui nenhum hospital municipal”, afirma.

O presidente ainda destacou a Emenda Constitucional 29, onde a União não se comprometeu a destinar pelo menos 10% da receita corrente anual para a saúde; a falta de cumprimento orçamentário da saúde; além da privatização do SUS.

Ainda na reunião, foram discutidos assuntos de interesse da cidade como o reajuste do IPTU (cada entidade avaliará a possibilidade de entrar como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela OAB contra o reajuste), o acordo de modulação (PDDU/Louos), posicionamento sobre o aeroclube, restruturação dos Grupos de Trabalho e a aprovação do calendário de reuniões. Coube ao Cremeb o compromisso de indicar uma temática na área de saúde para se criar uma pauta específica a ser trabalhada pelo colegiado.

De acordo com o assessor parlamentar do Crea, Genivaldo Barbosa, a adesão de novas entidades ao coletivo reflete a importância de articulação do Fórum perante à sociedade e às instâncias públicas. “Somos um colegiado independente que faz valer a participação social perante as políticas públicas adotadas em favor da cidade de Salvador. Todos são muito bem-vindos ao fórum”, enfatiza.

Nadja Pacheco
Ascom Crea-BA
Fonte: http://creaba.org.br/noticia/2171/Novas-entidades-aderem-ao-Forum-A-Cidade-Tambem-e-Nossa-.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s