Diálogo com Candidatos: Rui Costa apresenta propostas.

Canditado destacou obras relacionadas à infraestrutura e logística

DSC_7789

O programa Diálogo com Candidatos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA), em parceria com o Fórum A Cidade Também é Nossa, recebeu na noite desta terça-feira (19), o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT). O político apresentou durante 30 minutos o seu planejamento para área tecnológica, principalmente no que diz respeito às obras relacionadas à infraestrutura e logística. O presidente do Conselho em exercíco Eduardo Sousa e o coordenador do A Cidade Também é Nossa, Ordep Serra fizeram perguntas, encaminhadas anteriormente por profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e por membros do colegiado. A plateia também fez seus questionamentos ao convidado.

Rui Costa se comprometeu em viabilizar a chegada de fibra ótica no interior; duplicar, reformar e ampliar 20 aeroportos na Bahia e trabalhar pela duplicação pelo menos três rodovias federais. Ainda prometeu em trabalhar para transformar a Bahia em um estado competitivo. “Conseguiremos isso com infraestrutura logística aliada a mão de obra qualificada e polos urbanos atrativos”, enfatiza.

Chamou atenção para a possibilidade de criar uma nova região metropolitana – em Ilhéus e Itabuna – e lembrou das obras previstas para a região, como a construção de um novo aeroporto e porto, além de abrir polos logísticos às margens das rodovias 101 e 116, por onde passará a Ferrovia Oeste-Leste. Costa garantiu ainda que no primeiro semestre de 2017 os 41 km da linha do metrô de Salvador estará funcionando plenamente. “Sinto-me absolutamente seguro em dizer que o metrô funcionará neste prazo por causa da modelagem de contrato , por meio de Parceria Público Privada (PPP)”, observa, garantindo ainda a implantação de modais como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT), que serão integrados ao metrô.

Denominou como “Bairro da Gente” o projeto que prevê a requalificação dos bairros de Salvador, que segundo o petista, passarão por remodelagem e redefiinições. “Melhoraremos às condições de acesso e moradia das pessoas, requalificando espaços como campos, praças e parques”, ressalta. Previu támbém investimentos na ordem de R$ 165 milhões em proteção de encostas e R$ 400 milhões para a recuperação do Centro Histórico.

Rui Costa assegurou investimentos na proteção do meio ambiente e projetos de saneamento e extensão rural. Aposta também em ações para a produção orgânica e projetos de segurança hídrica, com a entrega de pelo menos 10 barragens. Ainda informou que está prevista no seu plano de governo a instalação de uma rede climatológica, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para melhorar o monitoramento climático e pluviométrico no Estado.

O candidato mostrou-se disposto a criar dispositivos tecnológicos que promovam a transparência com o acesso por parte da população aos serviços públicos, além de destacar o planejamento como foco central da sua gestão. “O modelo de desenvolvimento da Bahia nos últimos anos careceu de planejamento. Não pensamos o estado e crescemos por espasmos”, ressalta.

Escritórios de projetos – O petista aproveitou a oportunidade para informar que, em parceria com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), pretende implantar um escritório para a elaboração de projetos para os municípios. A proposta é municiar as cidades do interior com conhecimento para que façam projetos bons e qualificados e consigam captar recursos nas mais diversas fontes. “A ideia é formatar um banco de projetos capaz de atender bem toda a Bahia. Nosso projeto é pensar o Estado para os próximos 50 anos”, destaca.

Para o presidente em exercício do Crea-BA, engenheiro mecânico Eduardo Sousa, os profissionais do sistema Confea/Crea e Mútua tem relação direta com o desenvolvimento do Estado e, promover o diálogo com os candidados ao governo da Bahia, coloca projetos relacionados à habitação, recursos sólidos, saneamento básico e assistência técnica pública em evidência. “Os profissionais querem conhecer as propostas dos candidatos para as áreas e oportunizar esse encontro e a troca de ideias é o nosso grande objetivo com a realização deste evento”, finaliza.

O próximo a apresentar propostas no programa Diálogo com Candidato é Paulo Souto (DEM). O evento ainda não tem data nem horário definido.

Nadja Pacheco
Ascom Crea-BA
Fonte: http://creaba.org.br/noticia/2414/Rui-Costa-apresenta-propostas-aos-profissionais-do-Crea-BA.aspx

Anúncios

Uma resposta para “Diálogo com Candidatos: Rui Costa apresenta propostas.

  1. A população da cidade de Salvador cresce e com isso aumentam as problematicas populacionais comumentes as grandes metropoles,bem como a crise habitacional e a precaria infra estrutura urbana. As novas propostas de governo são de extrema necessidade para a melhoria da infraestrutura urbana de modo que possamos alcançar a tão sonhada cidade sustentavel almejada atraves do plano 500. Como graduanda do curso de urbanismo, entendo a importância da participação da comunidade em detrimento as mudanças em nossa cidade. As oficinas bairro foram um grande passo para essas mudanças,agora cabe a nós como partes integrantes da cidade o entendimento e a participação nas decisoes municipais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s